Emagrecimento

Saxenda e Ozempic: por que não estou perdendo peso com esses medicamentos injetáveis?

Mesmo tomando Saxenda ou Ozempic, você continua sem perder peso? Leia este artigo para descobrir os possíveis motivos.

O Saxenda e o Ozempic fazem parte dos principais medicamentos injetáveis usados para o controle de peso disponíveis no mercado.

O uso de medicamentos para obesidade e sobrepeso está indicado quando houve falha no tratamento não farmacológico em pacientes com IMC igual ou superior a 30kg/m2 ou com IMC igual ou superior a 25kg/m2 associado a outros fatores de risco como diabetes do tipo 2, hipertensão, gota, osteoartrose ,hiperlipidemia, apneia do sono, entre outras. Ou em pacientes com circunferência abdominal maior ou igual 102 cm em homens e maior ou igual a 88cm em mulheres.

No entanto, não é incomum escutar queixas de que os medicamentos não estão funcionando como o prometido.
Escrevi este blog para explicar sobre os medicamentos e sobre os possíveis motivos para o seu mau funcionamento.
Continue lendo e saiba mais.

 

Como funciona o Saxenda?

O Saxenda, ou liraglutida, é um medicamento injetável indicado para o tratamento de obesidade, controle de peso e diabetes do tipo 2.

O mecanismo de ação do Saxenda se dá da seguinte forma: por ser um análogo de longa ação do peptídeo-1 semelhante ao glucagon humano (GLP-1), ele irá aumentar a secreção de insulina dependente de glicose, diminuir a secreção inadequada de glucagon, aumentar o crescimento / replicação de células B, retardar o esvaziamento gástrico e diminuir a ingestão de alimentos.
Esse efeito permite que o paciente coma menos durante o dia, contribuindo para o seu emagrecimento.

 

Como funciona o Ozempic?

Já o Ozempic trabalha sob o princípio ativo da semaglutida. Originalmente, o remédio serve para o tratamento de diabetes tipo 2. No entanto, devido ao seu efeito importante no emagrecimento, ele começou a ser usado para o controle de peso.
A semaglutida trabalha de forma semelhante a liraglutida: controlando o apetite do paciente por ser também um análogo de GLP-1. Portanto, o ozempic/ semaglutida atua no mesmo receptor do hormônio endógeno incretina aumentando a secreção de insulina dependente de glicose, diminuindo a secreção inadequada de glucagon e retardando o esvaziamento gástrico. Aumenta também a secreção de insulina de primeira e segunda fases. Sendo assim, o medicamento regula a glicemia do sangue e causa a sensação de saciedade.

Assim, o indivíduo sente menos fome que o habitual e acaba perdendo peso pelo déficit calórico.

 

Por que não estou perdendo peso?

Mesmo com a utilização dos injetáveis citados acima, é possível que algumas pessoas não percebam o emagrecimento.
Vale ressaltar que os medicamentos não podem trabalhar sozinhos. Por isso, há diversos fatores que podem intervir no resultado final. Abaixo, listo alguns:

 

Uso fora da validade

Qualquer medicamento perde o efeito quando tomado fora da validade. Por isso, é importante estar atento e se planejar quanto à compra e utilização.

O Saxenda dura até quatro semanas quando conservado na geladeira. O Ozempic, por sua vez, tem validade de até seis semanas quando, também, em geladeira.

 

Uso da dose incorreta

Muitas vezes, a dose inicial receitada pelo seu médico pode fazer efeito por algumas semanas, até que precise ser alterada.
Com o decorrer do tempo, é comum a evolução da dose para o alcance de melhores resultados. Uma boa resposta é aquele paciente que perde em torno de 5 a 10% do peso corporal em até 12 semanas.

 

Padrão alimentar

Os remédios injetáveis Saxenda e Ozempic são ideais para aqueles cujos principais problemas são as frituras e os pratos salgados.
Se o seu padrão alimentar estiver mais para o beliscador de doces, pode ser que essas medicações não funcionem.
Nesse caso, é importante relatar os fatos ao seu médico para que ele encontre um método mais eficaz para a sua perda de peso.

 

Os listados acima são apenas algumas das possíveis razões para o mau funcionamento do Saxenda ou do Ozempic no seu corpo. Lembre-se que um bom profissional saberá orientá-lo sobre o uso dos remédios e os hábitos que melhoram os seus efeitos.

 

Agenda uma consulta com a Dra. Cristina Nogueira e comece hoje a sua jornada para o emagrecimento.